Alguns fatores influem diretamente na sonoridade e até mesmo na sua forma de tocar, entre eles as regulagens do seu instrumento.

Alguns ajustes podem ser feitos pelo próprio músico em situações de emergência, porém nada substitui o conhecimento de um bom Luthier!!

• Regulagem de oitavas

O meio mais comum de detectar e corrigir um desajuste na afinação é produzir um harmônico na 12ª casa da corda a ser testada - primeira corda E, por exemplo. Com ajuda de um afinador eletrônico, afine o harmônico no tom correspondente à nota. Em seguida, toque-a no 12º traste, só que desta vez pressionando-a. Se a nota e o harmônico estiverem na mesma altura, a afinação está perfeita. Porém, se a nota tocada estiver mais alta do que o harmônico, significa que a distância entre o nut e o saddle está pequena e precisa ser aumentada. Para isso é só puxar o saddle para trás. Se a nota estiver mais baixa que o harmônico, significa que a distância entre o nut e o saddle esta muito grande e precisa ser encurtada. Para isso, traga o saddle para frente.      

Tanto nas pontes Strato quanto nas pontes Les Paul, o ajuste do saddle é feito por meio de um parafuso que se encontra atrás do mesmo. Já nas pontes Floyd Rose, é só afrouxar o parafuso que é colocado por cima do saddle e, posteriormente, empurrá-lo para trás ou para frente com a ajuda de uma pequena chave de fenda.

Esse procedimento deve ser feito apenas com cordas novas, já que cordas velhas não mantém a afinação correta.